Apresentação

O Seminário de Ensino de Graduação da UFSCar – SEGrad é uma das ações que, desde de 2007, constitui o Programa de Formação Continuada dos Docentes da UFSCar e apresenta como principais objetivos: oferecer oportunidades de ampliar conhecimentos sobre a docência; analisar, discutir e propor novas possibilidades de práticas pedagógicas no ensino de graduação; bem como promover maior integração do corpo docente da Instituição.

Neste ano de 2021, assim como na edição anterior, a 11ª SEGrad  ocorrerá  integralmente online nos dias  26 e 27 de abril,  acontece em um contexto de incertezas, marcado pelos reflexos da pandemia à vida cotidiana da população global, permitindo uma reflexão sobre a educação superior e as condições do trabalho docente no ambiente universitário.

Considerando a premissa do Prof. Antonio Nóvoa, segundo a qual “o professor é a pessoa; e uma parte importante da pessoa é o professor”, é importante compreendermos o atual momento histórico presente, uma vez que o ambiente familiar, de trabalho, de estudo e lazer tornara-se um espaço só.

Nesta perspectiva, o SEGrad deste ano tem como tema: “Pandemia, docência e condições de trabalho no Ensino Superior”, cujo evento discutirá as novas demandas impostas ao trabalho docente: ensinar no formato não presencial, incorporando as novas tecnologias; desempenhar as atividades de pesquisa, de extensão, de gestão, ao mesmo tempo em que é necessário organizar a rotina familiar, cuidar de si e de seus familiares.

Os desafios impostos aos professores de viver sob este contexto traz sentimentos de incompletude, mas também desvela possibilidades de ampliação da base de conhecimento para o ensino, mobilizando assim outros saberes docentes até então desconhecidos.

Desta forma, promover o debate entre professoras e professores que vivenciam idiossincraticamente estas experiências, partilhando as agruras e as doçuras da docência e da vida, é fundamental para que juntos possamos aliviar a tensão e construir novas possibilidades de ensino e aprendizagem na UFSCar.