Edições Anteriores

Saiba mais sobre as edições anteriores:

2017

Em 2017, a ProGrad constituiu uma Comissão para organizar o VII Seminário de Ensino de Graduação da UFSCar, que ocorreu nos dias 23 e 24 de Maio de 2017. Para esta edição, a comissão verificou a pertinência de propor discussões e reflexões ao corpo docente da UFSCar sobre a diversidade social, cultural, étnico-racial, de gênero e sexualidade, sobre a saúde mental dos estudantes, bem como sobre princípios éticos na educação. Assim, o tema escolhido para a 7ª edição do Seminário foi: “Desafios da Ação Docente no Ensino Superior: A Diversidade na UFSCar”.

Nossos agradecimentos aos representantes docentes que compuseram a comissão organizadora:

  • Rosana Batista Monteiro - CCHB
  • Eduardo Pinto e Silva - CECH
  • Isabella Talora Bozzini – CCA
  • Fabiana Santos Cotrim - CCN
  • Luiz Manoel de Moraes Camargo Almeida - CCN. 

Confira a programação clicando nesse link: Programação

Fotos e vídeo do seminário: Mídias

 

2018

O tema do VIII Seminário de Ensino de Graduação da UFSCar, foi “Desafios da Ação Docente no Ensino Superior: Estratégias Educacionais”, o qual abordou a diversidade de estratégias educacionais como forma de ampliar as possibilidades de ensinar e aprender. O evento ocorreu no dia 06 de março de 2018 com uma palestra e uma oficina no Campus São Carlos, com transmissão ao vivo para os campi de Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino.

Confira a programação clicando nesse link: Programação

Confira os convidados: Convidados

Confira as fotos: Mídias

 

2019

O tema escolhido para o IX Seminário de Ensino de Graduação da UFSCar foi: “Ação Docente na UFSCar: Desafios da Educação Inclusiva”, devido à pertinência de propor discussões e reflexões sobre a educação inclusiva na UFSCar, tendo em vista a presença de estudantes com deficiência nos cursos de graduação e o compromisso de toda comunidade universitária com a garantia de uma educação de qualidade. O evento ocorreu no dia 12 de março de 2019 com uma Palestra e um Debate no Campus São Carlos, e uma Palestra no Campus Sorocaba.

Confira a programação clicando nesse link: Programação

Confira os convidados: Convidados

Confira as fotos: Mídias

2020

Apresentação

O Seminário de Ensino de Graduação – SEGrad chega a sua décima edição em 2020. Marco a ser amplamente comemorado, acontece em um contexto de surpresas e condições inesperadas.

Por conta da pandemia causada pela Covid-2019, infelizmente, não poderemos estar presentes no mesmo ambiente físico. Por outro lado, as condições a nós impostas abrem as portas para uma experiência toda nova.

A proposta do evento é de que tal experiência seja vivida de diferentes formas. Primeiramente, teremos um novo formato. Pela primeira vez o SEGrad será realizado integralmente online, o que causa expectativas pela novidade da estreia, mas também traz vantagens, como a possibilidade da participação há muito esperada do nosso convidado internacional, o Professor Doutor Miguel Zabalza, da Universidade de Santigo de Compostela, cuja presença especial vinha sendo requerida em diversos eventos sobre a docência universitária.

Outra forma de trazer à tona a oportunidade atribuída ao momento se apresenta na temática do encontro. Neste ano, o SEGrad estará baseado na discussão sobre os Desafios da Docência Universitária no Ensino Não Presencial Emergencial – termo adotado pela UFSCar para referir-se as condições acadêmicas atuais. O tema foi selecionado porque, uma situação totalmente nova nos lançou a um universo diferente daquele ao qual passamos toda a carreira adaptados. Hoje, somos impelidos a buscar adaptação em muitos sentidos. O distanciamento do local de trabalho, dos nossos pares, dos nossos alunos, de nossa rotina tão bem estabelecida, somado às novas tecnologias que são necessariamente incorporadas para possibilitar exercermos a profissão e ensinarmos os discentes, unidos à incerteza que se coloca diante de nós ao olharmos o mundo sob um prisma que ainda não tínhamos tido a necessidade de visualizar, provoca inevitavelmente um misto de expectativas, inseguranças e instabilidade, mas também nos abre uma ampla janela de aprendizado nunca antes imaginada.

Discutir com aqueles que estão vivenciando as mesmas experiências todos esses temas, bem como o contexto e as possíveis soluções para as angústias da nova fase é um ponto fundamental para juntos aliviarmos a tensão, buscarmos saídas e antevermos um futuro diferente, que embora esperado, nos chegou da forma mais repentina. O nosso desejo é que este encontro traga essas e outras possibilidades e, desse modo, tenha sua primeira década comemorada com a intensidade merecida e esperança renovada.


Camila Silveira

Confira os convidados: Convidados

Confira a programação do evento: Programação

Assista as palestras: Conferências