Apresentação

Desde 2007, a Pró-Reitoria de Graduação da UFSCar (ProGrad), por meio da Divisão de Desenvolvimento Pedagógico (DiDPed) realiza o Seminário de Ensino de Graduação, buscando atender ao compromisso da comunidade universitária, expresso no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), de “consolidar, aperfeiçoar e aprofundar sua contribuição na formação de profissionais cidadãos capazes de uma ação interativa e responsável na sociedade”. O Seminário constitui uma das ações do Programa de Formação Continuada dos Docentes da UFSCar.

O evento  apresenta como principais objetivos:

  • Oferecer oportunidades de ampliar conhecimentos.
  • Analisar, discutir e propor novas possibilidades de práticas pedagógicas no ensino de graduação.
  • Promover  maior integração do corpo docente da Instituição.

Este evento tem a participação de convidados externos, reconhecidos pela expertise na temática e acontece, nas maioria das vezes, no início do período letivo, véspera do retorno das aulas.

No ano de 2020 comemoramos a 10ª edição do Seminário de Ensino de Graduação da UFSCar, ano em que  foi batizado de SEGrad. As condições a nós impostas pelo contexto pandêmico abriram as portas para uma experiência totalmente nova. 

Pela primeira vez o SEGrad foi realizado integralmente online, o que causou expectativas pela novidade da estreia, mas também trouxe vantagens, como a possibilidade da participação de um convidado internacional, cuja presença especial já era requisitada em diversos eventos sobre a docência universitária.

Em 2021, ainda vivenciando o contexto de pandemia, faremos a 11ª edição do SEGrad, que terá como marco a programação de atividades construída a muitas mãos. O SEGrad 2021 foi organizado pela ProGrad, em parceria com os Centros da UFSCar e com o apoio da Secretaria de Educação a Distância (SEaD).