Apresentação

O Seminário de Ensino de Graduação – SEGrad chega a sua décima edição em 2020. Marco a ser amplamente comemorado, acontece em um contexto de surpresas e condições inesperadas. 

Por conta da pandemia causada pela Covid-2019, infelizmente, não poderemos estar presentes no mesmo ambiente físico. Por outro lado, as condições a nós impostas abrem as portas para uma experiência toda nova. 

A proposta do evento é de que tal experiência seja vivida de diferentes formas. Primeiramente, teremos um novo formato. Pela primeira vez o SEGrad será realizado integralmente online, o que causa expectativas pela novidade da estreia, mas também traz vantagens, como a possibilidade da participação há muito esperada do nosso convidado internacional, o Professor Doutor Miguel Zabalza, da Universidade de Santigo de Compostela, cuja presença especial vinha sendo requerida em diversos eventos sobre a docência universitária.

Outra forma de trazer à tona a oportunidade atribuída ao momento se apresenta na temática do encontro. Neste ano, o SEGrad estará baseado na discussão sobre os Desafios da Docência Universitária no Ensino Não Presencial Emergencial – termo adotado pela UFSCar para referir-se as condições acadêmicas atuais. O tema foi selecionado porque, uma situação totalmente nova nos lançou a um universo diferente daquele ao qual passamos toda a carreira adaptados. Hoje, somos impelidos a buscar adaptação em muitos sentidos. O distanciamento do local de trabalho, dos nossos pares, dos nossos alunos, de nossa rotina tão bem estabelecida, somado às novas tecnologias que são necessariamente incorporadas para possibilitar exercermos a profissão e ensinarmos os discentes, unidos à incerteza que se coloca diante de nós ao olharmos o mundo sob um prisma que ainda não tínhamos tido a necessidade de visualizar, provoca inevitavelmente um misto de expectativas, inseguranças e instabilidade, mas também nos abre uma ampla janela de aprendizado nunca antes imaginada.

Discutir com aqueles que estão vivenciando as mesmas experiências todos esses temas, bem como o contexto e as possíveis soluções para as angústias da nova fase é um ponto fundamental para juntos aliviarmos a tensão, buscarmos saídas e antevermos um futuro diferente, que embora esperado, nos chegou da forma mais repentina. O nosso desejo é que este encontro traga essas e outras possibilidades e, desse modo, tenha sua primeira década comemorada com a intensidade merecida e esperança renovada.  

 Camila Silveira